Ontem, dia 08/01/2016, foi comunicado pelo Ministério da Educação o novo Modelo Integrado de Avaliação Externa das Aprendizagens no Ensino Básico.
Selecionamos os aspetos que se referem à avaliação aplicada ao 2º ano de escolaridade, para que possa consultar:
"O Ministério da Educação considera que a avaliação interna e
externa das aprendizagens é essencial para o sucesso educativo dos alunos e
para o bom desempenho das escolas, sendo, portanto, um dever da administração
educativa monitorizar o desempenho do sistema, nomeadamente no que respeita às
aprendizagens. De acordo com o Programa do Governo, assumiu-se o compromisso de
proceder a uma avaliação da realização de exames nos primeiros anos de
escolaridade.
(…)
De acordo com o Programa do Governo, assumiu-se o compromisso de
proceder a uma avaliação da realização de exames nos primeiros anos de
escolaridade.
(…)
1.
São clarificados os propósitos da
avaliação.
ð
As
provas de aferição das aprendizagens visam:
o Acompanhar o desenvolvimento do
currículo, nas diferentes áreas.
o Fornecer informações detalhadas à
escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos sobre o
desempenho destes.
o Potenciar uma intervenção
pedagógica atempada, dirigida às dificuldades específicas de cada aluno.
(…)
2.
Os processos de aferição
realizam-se antes da conclusão de cada ciclo, de modo a poder agir atempadamente sobre as
dificuldades detetadas.
ð
No 2.º ano (1.º Ciclo)
3.
A aferição abrange todas as áreas
do currículo de
modo a contrariar o estreitamento curricular:
ð
No
2.º ano de escolaridade o processo de aferição abrange todas as áreas do
currículo.
o Em
2015/2016, uma prova incide sobre Português e a outra sobre Matemática,
apresentando as duas uma componente de Estudo do Meio.
o Em 2016/2017, a aferição já
incluirá a área das Expressões.
(…)
4. Os
resultados das provas de aferição são devolvidos às escolas, para análise, e
transmitidos aos encarregados de educação e aos alunos através de uma Ficha
Individual do Aluno.
Esta ficha contém um descritivo detalhado do desempenho e as classificações por
domínio ou tema.
A
Ficha Individual do Aluno constitui-se como suporte das estratégias
diferenciadas que integrarão a prática letiva subsequente, em complemento de
todos os dados gerados pela avaliação interna.
5.
As provas de aferição são
realizadas no final do ano letivo e têm aplicação obrigatória e universal. Em 2015/2016, as provas de
aferição do 2.º e do 5.º anos são
realizadas na última semana de aulas…
As provas do 2.º ano de
escolaridade serão, por regra, realizadas nas escolas dos alunos, em situação
habitual de sala de aula, aplicadas pelos seus professores.
(…)
Estão, neste momento, a ser
produzidas as alterações legislativas necessárias à implementação deste modelo,
designadamente o calendário das mesmas que será brevemente dado a conhecer às
escolas."
Sem comentários:
Enviar um comentário